sexta-feira, 13 de junho de 2014

Quando foi projetado e construído, o Titanic era uma obra prima da inteligência humana, um barco considerado perfeito e inafundável, mas infelizmente a história nos mostrou outra coisa, que o poderoso barco era mais frágil do que se imaginava.

A briga pelo poder

titanic_ship-HD
Normalmente, quando existem duas empresas do mesmo ramo, elas adoram criar uma briguinha entre si e esse era o caso entre a Cunard e a White Star Line. A Cunard, em 1907, fez dois navios, chamados Lusitania e Mauretania, que conseguiram bater o recorde de velocidade na travessia do Atlântico.
Vendo aquilo, a White Star resolveu responder a altura e colocou em andamento um plano para projetar a maior construção humana capaz de se mover no mundo. Assim, em 1912, o Titanic apareceu para o público, a um custo de 7,5 milhões de dólares (uma quantia gigantesca na época).

O grande notável

RMS_Titanic_sea_trials_April_2,_1912
O Titanic, que foi feito na Irlanda, demorou 2 anos apenas para ser construído e levou a vida de dois homens nesse período, devido a acidentes. O barco tinha 270 metros de comprimento (quase três campos de futebol), quase 30 metros de altura e pesava 46 mil toneladas.
Esse navio possuía um sistema inovador contra rachaduras no casco, pois ele era todo compartimentado, sendo assim, mesmo um grande furo seria incapaz de afundá-lo. Por isso diziam que ele era inafundável, mas infelizmente estavam todos errados…

A queda do gigante

Titanic-redo
O Titanic era uma atração mundial, todas as mais ricas pessoas do mundo queriam estar na sua viagem inaugural. Assim ele zarpou com 1316 passageiros e 885 tripulantes, indo da Europa para os EUA.
Na noite do dia 14 de abril de 1912, o Titanic estava no meio do mar e a temperatura chegava perto de zero. Avisos de barcos próximos informavam que existia gelo por todos os lados, mas o Capitão do Titanic nada temia, afinal seu navio era indestrutível.
Assim, por volta das 23:40, um enorme iceberg foi avistado pelos observadores do navio e uma curva total a esquerda foi feita, contudo isso não foi o bastante para evitar o choque, que abriu um corte com 90 metros de comprimento no poderoso casco do Titanic.
09_titanic
A abertura foi tão grande que seis das dezesseis câmaras separadas do navio começaram a receber água e a embarcação que era para ser inafundável, começou a afundar. Algumas pessoas confiavam tanto no navio, que se quer deram atenção ao aviso de que ele estava afundando. Foi isso que aconteceu com John Jacob Astor IV, um dos homens mais ricos daquela época. Devido a sua incredulidade no afundamento do navio, ele acabou morrendo, pois quando foi procurar um bote, todos estavam lotados.
O Titanic contabilizou a morte de 1517 pessoas, quase dois terços de todos que estavam a bordo. Isso ocorreu devido à falta de botes, mas na época a lei não exigia um número muito alto, coisa que foi mudada logo depois da tragédia.
Titanic-Featured
Além de todo o azar e daquele enorme ferimento no casco do navio, as condições climáticas daquele dia pioraram muito a situação do Titanic, pois haviam outros barcos bem próximos dele, que não conseguiram ver os sinais de luz devido a um fenômeno chamado miragem de ar frio.
Conforme a parte da frente do navio era preenchida de água, ele começou a ter sua traseira erguida no ar, até que em certo momento ele se partiu no meio, enfim afundando no gelado oceano, levando centenas de pessoas para as profundezas.
titanic-quiet-grave
O primeiro resgate chegou apenas as 4 da manhã, quando muitos haviam morrido por hipotermia e pouca coisa podia ser feita.
Foi assim, que o navio inafundável, afundou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário